ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é lipedema?

A condição não tem cura e afeta majoritariamente as mulheres

às 15h56
Compartilhe:

O lipedema é uma doença inflamatória crônica e progressiva do sistema linfático e adiposo (gorduroso) que não tem cura. Ela é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas pernas e, em alguns casos, nos braços. O aumento de gordura nessas regiões faz com que ocorra uma desproporção no corpo, podendo atrapalhar a mobilidade do indivíduo. 

A condição é mais comum nas mulheres. Além da gordura excessiva desproporcionalmente distribuída, os sintomas incluem desconforto, fragilidade capilar, equimoses e edema nas regiões afetadas. A causa exata do lipedema ainda não é completamente compreendida, mas acredita-se que fatores genéticos e hormonais estejam envolvidos. 

O quadro é frequentemente confundido com obesidade ou celulite, por isso, é importante estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica. Apesar de não ter cura, há opções de tratamento disponíveis para aliviar os sintomas, evitar agravamentos e trazer mais qualidade de vida, como atividades aeróbicas, alimentação balanceada e o uso de meias de compressão. Todo esse processo envolve uma equipe multidisciplinar com cirurgiões vasculares, dermatologistas, fisioterapeutas e nutricionistas.

Compartilhe: