Desde seu advento, a Inteligência Artificial vem trazendo muitos benefícios e avanços significativos, se utilizada da forma correta. Com seus impactos diretos na vida e na sociedade, é importante pensar e compreendê-la juntamente com outros entendimentos que fazem parte da composição da sociedade, como a ética.
A ética na inteligência artificial refere-se aos princípios e diretrizes éticas que devem ser seguidos pela sociedade e por profissionais da tecnologia ao projetar, desenvolver e implementar sistemas de inteligência artificial, para evitar discriminações, proteger a privacidade dos indivíduos e garantir a segurança e a transparência em seu uso.
A partir disso, já se discute sobre desafios éticos existentes neste cenário, que devem ser abordados de forma cuidadosa e responsável:
Algoritmos
Os sistemas de Inteligência Artificial são treinados com base em grandes conjuntos de dados, que podem refletir e ampliar os preconceitos existentes na sociedade. Desse modo, se esses dados contiverem viés racial, de gênero ou outras formas de discriminação, os sistemas de IA podem dar continuidade e ampliar essas desigualdades.
Privacidade e Segurança
Tendo em vista que uma quantidade elevada de dados são utilizados para treinar e alimentar os sistemas de Inteligência Artificial, a utilização de dados pessoais sensíveis pode resultar em violações de privacidade e potencialmente ser explorada por atores mal-intencionados.
Responsabilidade
Devido a alta complexidade da IA, torna-se difícil atribuir responsabilidade por suas ações. Isto é, quando um sistema de Inteligência Artificial toma uma decisão incorreta ou prejudicial, quem é responsável? Pessoas desenvolvedoras, fabricantes, usuários(as) ou a própria IA?
Empregabilidade
O potencial de automatizar muitas tarefas anteriormente realizadas por seres humanos levanta preocupações sobre o impacto no mercado de trabalho.
Desinformação e manipulação de informações
A IA também pode ser usada para espalhar desinformação e manipular opiniões. Algoritmos de recomendação em plataformas de mídia social podem criar bolhas de informação e reforçar crenças preexistentes. Além da capacidade de criar conteúdo falso realista, conhecido como deep fakes.