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Métodos para aprimorar habilidades de comunicação

Todo profissional precisa estar preparado para usá-la

às 14h13
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Ao contrário do que muitos podem pensar, a comunicação não é necessária somente para quem trabalha na área. Seja durante uma entrevista de emprego, o cotidiano no trabalho, ou quando é preciso realizar uma apresentação e nos momentos de networking, todo profissional irá usá-la em algum momento. 

Mas para se destacar é preciso fazer isso da melhor maneira possível. Afinal, uma comunicação eficaz fortalece relacionamentos, evita mal-entendidos e impulsiona a colaboração, alcançando resultados positivos. Para desenvolvê-la e aprimorá-la, confira algumas dicas: 

– Identifique os “ruídos”. Para isso, é preciso prestar atenção nos outros, quando falam ou não falam;

– Leia em voz alta constantemente. Isso permite maior fluência na fala; 

– Preste atenção aos adjetivos e à pontuação expressiva. Uma pausa, por exemplo, pode ser utilizada para realçar algum ponto.

– Atente-se aos movimentos ou a posição da mão, pois eles contribuem para a naturalidade na hora de se expressar; 

– Em vez de decorar, estruture sua fala em tópicos.

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