ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça o Mosteiro de São Bento

Local com relevância cultural e arquitetônica em Olinda e região metropolitana

às 14h37
Imagem: Prefeitura de Olinda
Imagem: Prefeitura de Olinda
Compartilhe:

O Mosteiro de São Bento, localizado em Olinda, é um local histórico e religioso associado à Ordem de São Bento, que chegou em 1592, após convite do donatário da capitania, Jorge de Albuquerque Coelho. A arquidiocese de Recife e Olinda, como também é conhecido, tem uma relevância cultural e arquitetônica barroca na cidade e na região, desde 1599, período em que foi construída. 

Após isso, durante a invasão holandesa, o mosteiro foi atingido por um grande incêndio e, em 1640, reconstruído. Em 1998, foi elevado à dignidade de Basílica Menor, pelo então Papa João Paulo II, através da Carta Apostólica Spectabile quidem. Em 2001, o seu altar, que possui mais de 12 metros revestidos de ouro, foi totalmente desmontado e restaurado pela Fundação Joaquim Nabuco, e, no ano seguinte, transportado para os Estados Unidos, ficando exposto no Museu Guggenheim de Nova Iorque. Atualmente, o conjunto é tombado nacionalmente e, junto com grande parte do centro histórico da cidade, também reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Além de ter testemunhado muitos eventos históricos ao longo dos anos, o local apresenta uma arquitetura característica da época colonial, com detalhes que refletem a influência barroca, exibindo uma riqueza de detalhes esculturais e artísticos e oferece atividades religiosas. Portanto, para quem busca um roteiro histórico e cultural, essa é uma parada imperdível. Os visitantes podem ter a oportunidade de apreciar a arquitetura, observar a história e participar de eventos religiosos.

SERVIÇO:
Endereço: Rua de São Bento, s/n, Olinda – PE
Visitação: Todos os dias, das 9h às 11h45 e das 14h às 17h.
Missas: Todos os dias, de 6h30; domingo, canto gregoriano às 10h
Telefone: (81) 3429-3288
Entrada gratuita

Compartilhe: