ESTUDE NA UNIT
MENU

Exercícios de memória para ajudar nas provas

São pequenos detalhes que fazem a diferença e exigem prática para surgir o resultado

às 14h29
Compartilhe:

Seja na faculdade, na escola ou na preparação para vestibulares, é comum que os estudantes tenham dificuldade em guardar conteúdos das provas. Mas para ajudar nesse sentido, existem exercícios que estimulam a memória e absorvem melhor o que é estudado. 

1. Atenção ao seu dia

Durante todo o dia, observe algo ao seu redor por 30 segundos e anote em um papel o máximo de informações que conseguir: tamanho, cores, formas, objetos, pessoas e posições. Além de ajudar a passar o tempo, você consegue memorizar fórmulas que vê com frequência durante as aulas.

2. Pratique jogos de concentração

O famoso jogo da memória é muito eficaz. Além desse, jogos como sudoku, xadrez, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, dominó e jogos de cartas também são boas opções, pois você se diverte exercitando seu cérebro.

3. Aprenda a tocar um instrumento

Aprender a tocar um instrumento é uma ótima maneira de desenvolver sua capacidade de memória, isso porque é necessário memorizar e entender notas musicais e acordes, executar mudanças rápidas de posições e decorar sequências. 

4. Invista em um novo idioma

Aprender a falar um novo idioma estimula diversas partes do cérebro, além de retardar o envelhecimento da mente, ajudando a reter informações, como vocabulário, regras gramaticais e pronúncia. 

5. Faça coisas novas sempre que puder

Mudanças pequenas na sua rotina são ótimas maneiras de exercitar a memória. Por “quebrar” a rotina, o cérebro fica mais atento às atividades praticadas ao longo do dia, sempre esperando algo novo.

6. Fale alto em vez de simplesmente ler

Quanto mais começar a estudar em voz alta, mais será possível se lembrar do conteúdo.

7. Estude em diferentes locais

Sua memória pode ser acionada por diferentes sugestões em seu ambiente. Tente mudar para um novo local para ajudar a informação a se destacar em sua mente. 

8. Faça pausas regulares nos estudos

E, por último, mas não menos importante, lembre-se que quando seu cérebro está ativo, é preciso fazer pausas regulares no estudo para ajudá-lo a absorver mais informações. E também para mantê-lo motivado e focado enquanto estiver trabalhando.
Com a aplicação dessas  técnicas de memorização, seus estudos podem ficar muito mais produtivos e, consequentemente, se sairá bem melhor nas provas.

Compartilhe: