ESTUDE NA UNIT
MENU

Roda de diálogo na Unit-PE reuniu pautas importantes sobre o câncer de mama e de próstata

A ação, organizada pela CIPAA, foi realizada em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul

às 14h39
Compartilhe:

Em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), da Unit-PE, realizou uma roda de diálogo sobre câncer de mama e de próstata, na última quinta-feira (23), na biblioteca da instituição. O objetivo do momento foi conscientizar sobre a importância do autocuidado e da saúde.

Com o tema “As cores podem ser diferentes, mas a luta permanece a mesma”, o evento foi aberto a todos os colaboradores da instituição. “O autocuidado não deve ser somente em Outubro e Novembro, mas sim todos os meses do ano. São meses que fazem a referência, mas a gente precisa se cuidar todos os dias”, explica a coordenadora da CIPAA, Karina Paz, sobre o tema escolhido. 

Como palestrantes, dois profissionais de saúde participaram para oferecer orientações e depoimentos sobre os assuntos. Andrea Rosane, professora de Enfermagem da Unit-PE, falou sobre a importância do diagnóstico precoce, sintomas e demais informações essenciais sobre o câncer de mama, expandindo os dados para o universo masculino, perspectiva que é pouco falada e conhecida. 

Ewerton Batista, bombeiro civil e pesquisador da área de câncer de próstata, ficou responsável por abordar o Novembro Azul, a partir de sua história de vida, enquanto pessoa que já teve câncer. Ele, que também é estudante de Psicologia da Unit-PE, reiterou que seu compromisso é com a vida e, dentro disso, sua missão é não somente de comunicar sobre a Prevenção e Conscientização contra o câncer de próstata, mas também de compartilhar orientações sobre a saúde integral do homem. 

“Considerando que não há em nosso país uma cultura do cuidado, da prevenção de doenças, principalmente dos homens. […] Sinto-me privilegiado por ter tido o entendimento e me antecipar na realização de exames e monitoramento na prevenção precoce do câncer de próstata, pois sempre tive a cultura prevencionista, influenciada por meu pai”, complementa.

Bárbara Salles, analista administrativa do setor fiscal da Unit-PE aprovou a iniciativa. “Foi  bastante produtivo e informativo. As palestras foram ricas em detalhes e ajudaram em nosso conhecimento quanto ao tema tratado”.

Compartilhe: