Durante a pandemia, o crescimento das Big Techs mostrou a necessidade do mercado de pessoas especializadas em ESG (sigla em Inglês para sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa). O conceito se tornou fundamental para as empresas e busca equilibrar o foco nos interesses financeiros com questões ligadas ao meio ambiente, à sociedade e à ética.
De acordo com a revista Exame, 95% das empresas abriram vagas para profissionais especializados em ESG, afinal, mesmo que os líderes estejam envolvidos com o tema, é fundamental que os colaboradores também se dediquem e entendam o assunto. Essa área é indicada para pessoas que têm interesse por questões relacionadas à sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa e impacto socioambiental.
Os especialistas em ESG auxiliam as empresas na incorporação de metodologias sustentáveis operações e estratégias de negócio, podendo atuar em diversas áreas, como Estratégia e planejamento, Gestão Ambiental, Responsabilidade Social e Diversidade, Governança Corporativa, Investimentos Sustentáveis, Comunicação e Relações com Stakeholders (públicos de interesse).
Além dessas, existem diversas outras possibilidades e a demanda por esses profissionais pode variar de acordo com a indústria, o porte e a localização das empresas.