Com leituras de leis, livros de milhares páginas e entre outras coisas que exigem bastante dedicação, tempo e esforço, o curso de Direito pode proporcionar inúmeras possibilidades de atuação, tanto no setor público quanto no privado.
– Direito Digital
O profissional dessa área lida com todas as questões jurídicas relacionadas à web (cibersegurança, inclusive), atendendo demandas de empresas de software, usuários da internet, lojas virtuais e provedores de banda larga, por exemplo.
– Direito do Consumidor
Para atuar nessa área, é preciso conhecer a fundo o Código de Defesa do Consumidor, assim, o profissional atua em prol do fornecedor de bens ou serviços e do consumidor. Outra opção é atuar como consultor jurídico de empresas, a fim de evitar o descumprimento da lei.
– Direito Civil (Direito do Cidadão)
Esse profissional, geralmente de forma autônoma, trabalha pelo equilíbrio das relações entre pessoas e empresas, podendo atuar em situações de divórcio, em divisões de herança e em ações relacionadas à propriedade de bens móveis e imóveis. Um segmento que tem ganhado destaque nos últimos anos é o de Governança Corporativa e Compliance.
– Direito Tributário
O profissional da área trabalha com impostos e tributos e deve possuir um alto nível de capacitação, com a finalidade de cuidar do patrimônio de pessoas físicas e jurídicas. Entre as funções executadas, estão o planejamento tributário, a recuperação de créditos tributários, a orientação tributária e a atuação em problemas judiciais.
– Direito Ambiental
Os profissionais do Direito Ambiental atuam em processos judiciais civis e criminais relacionados ao meio ambiente. Além de empresas privadas, outra possibilidade de trabalho reside nas Organizações Não Governamentais (ONGs), organizações sem fins lucrativos, que promovem ações de solidariedade e de conscientização socioambiental.
– Direito Penal
Essa tradicional área do Direito refere-se às penas impostas aos que descumprem as leis, dessa forma, o profissional atua dando assistência e preparando defesas ou acusações a pessoas físicas ou jurídicas com base no Código Penal.
– Direito Trabalhista
Nesta área, o advogado trabalhista pode defender tanto colaboradores quanto empresas, além de atuar prestando assessoria, consultoria e planejamento estratégico. Outros casos tratados por esse profissional dizem respeito à previdência social e a questões sindicais.
Além das áreas já citadas, os profissionais de Direito também possuem ótimas opções de atuação no setor público, com oportunidades nos níveis municipal, estadual e federal. Sendo possível através da prestação de Concursos Públicos em diversas áreas:
– Promotoria
Atua na defesa dos interesses da sociedade e do Estado, preservando a ordem social. O promotor fiscaliza irregularidades e o descumprimento de leis por meio de ações junto ao juiz.
– Procuradoria
Os profissionais que atuam nessa carreira podem ser Procuradores do Trabalho, Procuradores-Gerais de Justiça, Procuradores-Gerais, Procuradores da República e Procuradores Estaduais ou Municipais.
– Magistratura
Os juízes podem atuar nos níveis estadual ou federal, sendo responsáveis pela condução de audiências e julgamentos e pela interpretação de processos judiciais, por exemplo.
– Defensoria Pública
É responsável por defender interesses individuais ou de um grupo de pessoas que não possui condições de arcar com os custos de um processo judicial. O profissional, portanto, presta orientação e acompanhamento jurídico aos seus clientes.