Com o mundo se reinventando constantemente, ferramentas de processos gerenciais se tornaram indispensáveis no ambiente corporativo para aprimorar a habilidade de gerir processos. Atualmente, cada vez mais, as empresas começam a entender que a gestão de processos não é apenas sobre manter as operações em funcionamento, se trata também de otimizá-las para serem mais ágeis, flexíveis e responsivas às mudanças.
Para isso, os gestores têm à sua disposição algumas ferramentas utilizadas no processo de gerenciamento, que, quando bem definidas e implementadas, trazem uma série de vantagens para as organizações, independentemente do seu tamanho ou segmento.
Benefícios
– Visão holística
– Eficiência aprimorada
– Planejamento Estratégico
– Medição e ajuste
Confira então 5 ferramentas bastante usadas:
– Análise SWOT
Trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico. SWOT significa a junção das seguintes palavras para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
De modo geral, essa ferramenta de gestão resulta em um diagnóstico detalhado da situação atual da empresa, considerando que Forças e Fraquezas são fatores internos, enquanto Oportunidades e Ameaças são fatores externos.
– 5W2H
Ferramenta que decompõe qualquer projeto ou tarefa em sete componentes claros, que correspondem às perguntas: “O quê?”, “Por quê?”, “Onde?”, “Quando?”, “Quem?”, “Como?” e “Quanto?”
– Indicadores de Desempenho (KPIs)
Serve para medir se uma ação foi pensada considerando os objetivos da organização, sejam eles operacionais, financeiros, de qualidade ou de satisfação do cliente, permitindo que as empresas identifiquem pontos de sucesso, áreas que necessitam de melhoria e tendências emergentes.