ESTUDE NA UNIT
MENU

Moda sustentável: o que é?

Pauta se tornou mais evidente com o impacto negativo da moda rápida e do consumo excessivo de roupas

às 13h46
Compartilhe:

O mercado da moda é caracterizado pelo curto ciclo de vida dos produtos, pois a cada estação, novas peças são apresentadas, fazendo com que os produtos da estação anterior, estando ou não bem conservados, sejam descartados. Surge então a necessidade de buscar alternativas para que esse setor continue produzindo, mas sem agredir a natureza.

A moda sustentável é o termo usado para descrever uma abordagem que leva em consideração o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas, acessórios e calçados. Ou seja, é a área que se preocupa em pensar em soluções mais responsáveis social e ambientalmente para todo o ciclo de vida de uma roupa. 

Práticas sustentáveis no setor da moda têm sido pauta desde os anos 60. A partir de 2010, essa pauta se tornou cada vez mais evidente com o impacto negativo da moda rápida (fast fashion) e do consumo excessivo de roupas, o que desencadeia um crescente interesse e conscientização sobre a importância da moda sustentável e do consumo consciente. 

Com objetivo de minimizar o desperdício e a poluição, bem como promover práticas éticas na indústria, essa abordagem tem como proposta incentivar uma moda mais consciente e responsável, que valorize a qualidade, a durabilidade e a beleza intemporal das roupas, por meio da: 

– preferência por materiais reciclados ou orgânicos;

– escolha de processos de fabricação mais eficientes em termos de energia e água;

– adoção de práticas justas de comércio justo para trabalhadores da indústria da moda.

Além disso, a escolha das matérias-primas também é um ponto importante na moda sustentável, com a utilização de fibras biodegradáveis, sem o uso de pesticidas ou outros produtos tóxicos.

Compartilhe: