Os Direitos Humanos se conectam a muitos outros conceitos presentes na nossa vida em sociedade, sendo um deles a Cidadania. O primeiro visa garantir a dignidade e a integridade da pessoa, especialmente frente ao Estado e suas estruturas de poder. Enquanto a segunda assegura o equilíbrio entre os direitos e deveres do indivíduo em relação à sociedade e da sociedade em relação ao indivíduo, ou seja, é o exercício dos deveres e direitos dos cidadãos e cidadãs na sociedade.
No Brasil, para promover a garantia dos direitos humanos, a Constituição Federal de 1988 prevê princípios como: erradicação da pobreza, da marginalização e das desigualdades sociais; racismo é considerado crime imprescritível; busca pelo bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, gênero, idade ou cor; acesso à saúde, à previdência, à assistência social, à educação, à cultura e ao desporto; crianças e adolescentes são consideradas pessoas em desenvolvimento; política de proteção ao idoso, à pessoa com deficiência e aos diversos agrupamentos familiares; busca pela preservação da cultura indígena.
Sobre a cidadania no Brasil, a Constituição e a redemocratização também possibilitaram o direito ao voto, direitos fundamentais e responsabilidades do poder público. Para que ela seja exercida, precisa-se construir uma relação forte da comunidade como um todo. Atrelada a isso, a importância dos direitos humanos está no fato de construir uma vida digna às pessoas, para que não ocorram injustiças e assim pensar em um novo modelo de sociedade, respeitando cada vez mais a Constituição Federal.
Portanto, a defesa dos direitos humanos e a promoção da cidadania são duas frentes de atuação que se complementam, tendo em vista a busca pela implementação de direitos fundamentais, individuais e sociais.