ESTUDE NA UNIT
MENU

Abertas as inscrições do Vestibular Unificado de Medicina 2024-1

O certame permite que o candidato possa fazer uma única prova para concorrer às vagas de Medicina na Unit Sergipe e na Fits Goiana; inscrições acabam em 13 de outubro

às 20h36
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit), em Sergipe, e a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), em Pernambuco, abriram inscrições para mais um Vestibular Unificado de Medicina, que oferta 170 vagas para o período 2024-1 nos cursos de Medicina. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro, exclusivamente pela internet, no site Medicina Tiradentes. Ali, também estão disponíveis o edital completo do certame e outras informações. 

Ao todo, serão 125 vagas no curso de Medicina da Unit Sergipe, o que inclui 80 no Campus Farolândia (em Aracaju) e 45 no Campus Estância. Outras 45 vagas estão no curso de Medicina na Fits Goiana. 

Nesta edição, o candidato pode fazer uma única prova para concorrer às vagas nas três instituições. Exemplo: ele poderá escolher o curso da Unit em Aracaju como primeira opção, mas ter o da Fits Goiana como segunda opção e o do Campus Estância como terceira, e vice-versa. Assim, o aluno de Medicina pode ser chamado para estudar em uma delas em caso de aprovação. 

A prova será aplicada em 22 de outubro de forma presencial nos campi da Unit Sergipe (Aracaju Farolândia e Estância), da Unit Pernambuco (Campus Imbiribeira, no Recife) e da Fits Goiana. O aluno responderá a questões objetivas de Matemática, Linguagens e Códigos (Português e Inglês ou Espanhol), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (Geografia e História), além da prova de Redação e das questões discursivas de Ciências da Natureza. 

Conforme o edital, a seleção terá duas fases. Na primeira, os alunos que marcarem mais pontos na resolução das questões objetivas serão classificados para a segunda fase, que é a correção da redação e das questões discursivas. O resultado definitivo do Vestibular Unificado, com a lista dos aprovados, deve ser divulgado no dia 24 de novembro, e os aprovados devem se matricular entre os dias 27 e 29 de novembro, após o resultado. 

Bolsas de estudo 

As instituições também abriram processos de seleção para bolsas de estudo, contemplando vagas nos cursos de Medicina do Campus Unit Estância e da Fits Goiana. As inscrições estão abertas até 20 de outubro, com taxa de inscrição de R$ 30. Podem concorrer candidatos que comprovem renda bruta per capita mensal familiar de até 1,5 salário mínimo e tenham nota acima de 600 pontos em qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2018 e 2022, além de terem cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola da rede privada. 

Para as bolsas da Unit Estância, o candidato deve ter domicílio na cidade de Estância desde 2021. Já para as bolsas da Fits Goiana, o concorrente tem que ser domiciliado em algum município de Pernambuco e ter cursado todo o ensino médio em escolas do estado, sejam elas públicas ou privadas (desde que na condição de bolsista).

A seleção dos bolsistas também terá duas fases. A primeira será a apuração das notas do Enem, cujo resultado definitivo será divulgado em 27 de outubro. Já a segunda será composta pela análise dos documentos comprobatórios de condições socioeconômicas, entrevistas com os candidatos por videoconferência e visitas domiciliares para verificação. O resultado final, com os nomes dos aprovados, deve sair em 30 de novembro. 

Leia mais: 
Egressos de Medicina conquistam aprovações em residências médicas 
Vantagens de escolher Medicina como profissão

Compartilhe: