Pitch é, basicamente, um “discurso de venda”. A palavra em inglês dá nome àquelas apresentações concisas e persuasivas em que o objetivo é conquistar quem assiste, em curto espaço de tempo. No mundo acadêmico e profissional, usar esse tipo de discurso é imprescindível.
Para o professor da Unit-PE, que também é Estrategista Comportamental, Especialista em Comunicação Emocional para Resultados de Alta performance, Julio Pascoal, a comunicação emocional desempenha um papel crucial nesse contexto, pois envolve o público e cria uma conexão mais profunda com os ouvintes. Isso faz com que a mensagem seja mais memorável e impactante.
Desafios
“Um dos principais desafios que os acadêmicos enfrentam ao tentar incorporar a comunicação emocional em seus pitches é a tendência de focar apenas nos detalhes técnicos e acadêmicos, deixando de lado a dimensão emocional da apresentação. Além disso, o nervosismo pode prejudicar a expressão emocional. É importante encontrar o equilíbrio certo entre o que precisa ser dito na apresentação acadêmica e a conexão emocional para garantir que o pitch seja eficaz”, ressalta Julio.
Estratégias práticas para incorporar a comunicação emocional nos pitches
– Identifique sua mensagem central: Comece definindo a mensagem mais importante que deseja transmitir e concentre-se nela. Se você se perder, sua audiência também se perde.
– Use histórias e exemplos: Construir uma storytelling básico, ou seja uma narrativa lógica contendo exemplos concretos ajudam a ilustrar a importância e o impacto de sua pesquisa ou ideia.
– Utilize linguagem acessível: Evite jargões acadêmicos complexos e opte por uma linguagem que seja compreensível para um público não especializado. Apenas utilize uma linguagem mais técnica se ela fizer parte necessária da sua apresentação.
– Faça contato visual: Olhar nos olhos do público ajuda a criar uma conexão emocional mais forte. Mas, não exagere. O acesso de olhar pode gerar intimidação.
– Controle o tom de voz e a expressão facial: Varie o tom de voz e use expressões faciais que condizem com a emoção que deseja transmitir. Cuidado para não forçar, senão vai causar estranheza.
– Incorpore elementos visuais: Slides e gráficos bem projetados podem complementar e reforçar sua mensagem emocionalmente. Use este recurso com moderação, se exagerar pode distrair sua audiência.
– Pratique a empatia: Entenda o nível de entendimento sobre o assunto do seu público, suas preocupações e interesses, e adapte sua abordagem de acordo.
Além disso, o professor também recomenda alguns exercícios práticos que os acadêmicos podem realizar para aprimorar suas habilidades de comunicação emocional em um pitch.
– Escolha um tópico de sua pesquisa ou projeto acadêmico.
– Escreva uma narrativa envolvente que relacione esse tópico a uma experiência pessoal ou a uma situação da vida real.
– Pratique contar essa história em voz alta, focando na expressão emocional adequada.
– Peça feedback de colegas ou mentores sobre o que entenderam e como eles se sentiram com a sua apresentação, depois faça anotações de como você poderia tornar a narrativa mais atraente.
– Adapte essa narrativa para seu pitch acadêmico, incorporando os elementos emocionais de forma objetiva e eficaz. Evitando excesso de estímulos como expressões faciais, corporais, imagens, gráficos.