Não é de hoje que as redes sociais estão presentes no cotidiano das pessoas. Com suas possibilidades de conexão, o mundo das redes sociais é um terreno amplo e fértil para as empresas, os famosos e os profissionais usarem como uma ferramenta poderosa para alcançarem seus públicos e criarem uma relação forte com seus clientes ou admiradores.
E nada melhor do que o profissional Social Media para saber como administrar e conduzir essas ferramentas. A profissão apresentou um aumento de 74% nas contratações apenas em 2020, de acordo com pesquisa feita pela plataforma LinkedIn.
O que é?
O social media é o profissional da comunicação responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades.
Suas principais atividades são:
– Gerenciamento de Redes Sociais;
– Planejamento de conteúdo;
– Análise de Métricas;
– Responder comentários e mensagens;
– Criar estratégias.
O que é preciso para ser e qual a formação?
Entender as redes sociais é o ponto principal para se tornar um profissional Social Media. Indo mais além do que isso, para adquirir as habilidades e competências para exercer a profissão, é preciso que os interessados tenham formação em cursos da área de comunicação como Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, ou áreas correlatas ou tenha uma especialização em Marketing Digital.
É importante lembrar que mesmo com o curso em nível superior, atualizações na qualificação são fundamentais, pois as plataformas atuais são constantes e cheias de “upgrades”.