O critical thinking ou pensamento crítico é a capacidade de pensar de forma clara e racional, compreendendo a conexão lógica entre ideias. Ou seja, é um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal ou escrita.
As habilidades de quem tem pensamento crítico são, geralmente:
– Compreensão das ligações entre ideias.
– Determinação da importância e relevância dos argumentos.
– Reconhecimento, construção e avaliação dos argumentos.
– Identificação de inconsistências e erros no raciocínio.
– Abordagem de problemas de maneira consistente e sistemática.
– Reflexão sobre a justificativa de suas próprias suposições, crenças e valores.
Entretanto, existem alguns desafios e obstáculos que as pessoas enfrentam ao tentar desenvolver o pensamento crítico.
De acordo com o professor Julio Pascoal da Unit-PE, que também é estrategista comportamental e especialista em Gestão Emocional, existem vários obstáculos comuns aguçados, que se dão, inclusive, pelo mundo moderno, acelerado e ansioso. “Um deles é a tendência a aceitar informações sem questionar, o que pode ser resultado de padrões de pensamentos inconscientes, que repetimos por tanto tempo que está no funcionamento “automático” e geram resultados indesejados pelo nosso consciente. Além disso, a falta de habilidades de resolução de problemas e a incapacidade de lidar com a ambiguidade podem ser barreiras para o pensamento crítico. A falta de tempo e a pressão para tomar decisões rápidas também podem prejudicar essa habilidade”, explicou.
Como desenvolver
Diante disso, para gerar uma mentalidade que forme esse tão desejado Pensamento Crítico estratégico, o professor Julio recomenda 7 dicas práticas, para começar ainda hoje:
– Cultive a curiosidade: Esteja aberto a novas informações e explore diferentes perspectivas.
– Aprenda a reconhecer impulsos inconscientes: Esteja ciente dos impulsos inconscientes que podem influenciar seu pensamento e tome medidas para gerar intervenção imediata.
– Aprimore sua mentalidade flexível: entenda que para cada decisão pode ter várias alternativas, esteja aberto a acessar esses caminhos, isto irá facilitar o entendimento de diferentes pontos de vista.
– Pratique a resolução de problemas: Exercite sua capacidade de analisar e resolver problemas complexos de maneira sistemática.
– Desenvolva o pensamento crítico em grupo: Colaborar com outras pessoas pode trazer perspectivas diferentes e desafiar seus próprios pensamentos.
– Mantenha-se informado: Esteja atualizado com informações confiáveis e verificadas para embasar suas decisões.
– Aceite a ambiguidade: Reconheça que nem todas as perguntas têm respostas claras, e esteja confortável em lidar com a incerteza.