ESTUDE NA UNIT
MENU

Ações e palestras abrem a Semana da Saúde e Segurança no Trabalho 2023

Até esta sexta-feira, 22, haverá uma série de atividades voltadas à promoção da saúde de todos os docentes e colaboradores da companhia, tanto em Sergipe quanto em Pernambuco.

às 16h27
Compartilhe:

O Grupo Tiradentes está promovendo ao longo desta semana, em todas as suas unidades, a Semana da Saúde e Segurança no Trabalho 2023, uma iniciativa conjunta do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em parceria com a Comissão Interna de Prevenção contra Acidentes e Assédio (CIPAA). Até esta sexta-feira, 22, elas promoverão uma série de atividades voltadas à promoção da saúde de todos os docentes e colaboradores, tanto no Campus Farolândia, da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), quanto no Campus Recife, do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco). 

O objetivo da Semana é promover e destacar a importância da Segurança no ambiente de trabalho, conscientizando os colaboradores para a prática de atividades físicas, alimentação saudável e cuidados com a saúde de uma forma geral. “Trata-se de uma semana repleta de ações voltadas para o colaborador, orientando hábitos saudáveis, chamando para as práticas de esporte e palestras das mais diversas áreas. É uma semana muito importante para todos os colaboradores. A gente incentiva o envolvimento de todos, porque são ações como o próprio nome já sugere: voltadas para a promoção de bons hábitos de segurança e de saúde também”, diz o técnico de segurança do trabalho José Anselmo Soares Rocha, integrante da CIPAA. 

Entre as atividades da Semana, estão o treinamento de primeiros socorros a aplicação de vacinas contra difteria e tétano, hepatite B, influenza e Covid-19 (Bivalente), além de testes rápidos para a detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis e do vírus HIV (causador da Aids) e outros tipos de exames médicos. Também acontecerão palestras, aulas e oficinas, tanto práticas como teóricas, sobre cuidados com a saúde, que passam por áreas como odontologia, educação física, estética, fisioterapia e inteligência emocional. 

As ações e serviços começaram pela manhã, mas a primeira grande atividade da Semana de Saúde foi uma palestra esclarecedora sobre IST e Aids. O convidado foi o médico Almir Santana, especialista em Saúde Pública e coordenador do Programa Estadual de IST e Aids. Considerado um dos principais especialistas no assunto no Brasil e atuante nas primeiras iniciativas de esclarecimento contra a doença, Almir foi incorporado recentemente ao corpo docente da Unit, onde passou a atuar como professor do curso de Medicina. 

“Acho muito importante a gente trazer o tema para o colaborador da Unit, porque essas pessoas vão levá-lo para casa, para conversar com sua família. Antigamente, a gente tinha muita discriminação nas empresas, e hoje não tanto. precisamos falar também sobre como combater o preconceito com relação a pessoas que possam viver com HIV e AIDS e estejam na empresa. O melhor lugar para se falar de prevenção é dentro da própria empresa, envolvendo os colaboradores” destaca Almir sobre a semana, que é o primeiro evento do qual participa como professor da Unit. 

Os colaboradores reconhecem a importância de promover boas práticas de prevenção dos alunos, o que redunda em um melhor bem estar para eles próprios e também um melhor serviço para os estudantes e todo o público atendido. “É bom para que a gente possa também levar o conhecimento das pessoas que nós trabalhamos com elas. São pessoas que podemos levar e conscientizar sobre essa situação que está acontecendo em todo o país sobre essa a AIDS. Tomar vacinas e fazer exames é sempre bom, vai de acordo com o seu gestor ou encarregado estar sempre orientando aos colegas que se vacinar é útil e agradável para cada um e para suas famílias. Ele já fica precavido de todas as doenças que estão aí à mercê na sociedade”, avalia José Alves Dantas, 62 anos, encarregado de serviços gerais da Unit Sergipe.

A programação completa com todas as atividades da Semana de Saúde e Segurança no Trabalho 2023 pode ser consultada neste site especial. A participação em algumas atividades requer uma inscrição prévia, cujo link está disponível no mesmo site. 

Asscom | Unit Sergipe

Compartilhe: