Na procura pelo desenvolvimento profissional e crescimento da carreira, a mentoria tem sido uma ferramenta essencial, seja voltada para a vida profissional ou para a vida pessoal, com foco no aumento do nível de satisfação consigo mesmo e com seu estilo de vida. O objetivo dela, basicamente, é fazer com que você consiga os conselhos certos e um feedback honesto e imparcial, através de visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria.
A mentoria é muito ampla e não se restringe a apenas um formato. Ela pode ser individual, havendo somente um mentorado, ou em grupo, envolvendo um número maior de mentorados, o que pode ser aplicado, por exemplo, no desenvolvimento de competências profissionais como uma equipe.
O responsável por realizar esses tipos de orientações é o mentor, que pode ser definido como alguém que se dispõe a auxiliar e apoiar as pessoas em suas jornadas de desenvolvimento. Com isso, a mentoria busca exercitar algumas questões:
1. Ajudar a analisar implicações, consequências ou relações de causa e efeito nas situações mais críticas
2. Identificar e discutir questões éticas
3. Discutir formas de fazer melhor as coisas certas
4. Aumentar a autoestima e a autoconfiança do mentorado
5. Discutir rumo da carreira e melhor estratégia para alcançá-lo
6. Auxiliar na formação do networking
Onde encontrar?
Existem ferramentas e metodologias de mentorias, encontradas até mesmo na internet, que não são gratuitas e o custo varia de profissional para profissional. Mas há também as opções gratuitas, que podem ser encontradas em eventos, workshops, grupos e comunidades exclusivas, universidades e plataformas variadas sem custo.