ESTUDE NA UNIT
MENU

“Cangaço Novo” torna-se uma das séries mais assistidas no mundo

Produção nacional está entre as 10 mais assistidas em 49 países; série de ação foi gravada no Nordeste e com presença massiva de atores e produtores da região

às 19h07
Cena de Cangaço Novo, série nacional produzida para a Amazon Prime Video e que entrou para as 10 mais assistidas da plataforma em vários países (Reprodução/Prime Video)
Cena de Cangaço Novo, série nacional produzida para a Amazon Prime Video e que entrou para as 10 mais assistidas da plataforma em vários países (Reprodução/Prime Video)
Compartilhe:

Depois da espanhola La Casa de Papel, da brasileira DOM e da sul-coreana Round 6, uma nova série de ação produzida para o streaming volta a alcançar destaque internacional e chamar a atenção do público e da crítica. Trata-se de Cangaço Novo, produção nacional disponível na Amazon Prime Video. Lançada no último dia 18, com direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça, ela fala sobre a violência no interior do Nordeste, com foco na ação de uma quadrilha de assaltantes que atacam agências bancárias em cidades pequenas. 

A série, que é chamada no exterior de New Bandits, alcançou a liderança de público da plataforma no Brasil e entrou no Top 10 de 49 países, sendo 24 da África, 13 da América Latina e nove da Ásia. Entre os países nos quais ela foi mais assistida, estão Portugal, Canadá, Angola, Moçambique, Quênia, Costa do Marfim, Paraguai e Emirados Árabes Unidos. Os dados são apurados pelo site especializado Flix Patrol. 

O nome da série se refere ao termo “novo cangaço”, adotado pela polícia e pela imprensa para descrever a forma de ação destes assaltantes, que costumam cercar as cidades, tomar os moradores como reféns, explodir caixas eletrônicos e atacar a polícia local, geralmente com bombas e armamentos pesados. Este termo, por sua vez, refere-se à ação de grupos de cangaceiros – o mais famoso deles foi o de Virgulino Ferreira, o ‘Lampião’ – que também atacavam povoados e municípios do sertão nordestino, nas primeiras décadas do Século XX. 

Em Cangaço Novo, estes fatos reais estão condensados na história de Ubaldo, um bancário que mora em São Paulo, está insatisfeito com seu emprego e precisa cuidar do pai adotivo, que tem uma doença grave. Ele decide voltar para sua cidade natal, a fictícia Cratará, no sertão do Ceará, ao descobrir a existência de duas irmãs biológicas e de uma herança deixada pelo pai biológico, Amaro Vaqueiro, líder de uma quadrilha especializada em ataques a bancos, que era cultuado na região como um cangaceiro moderno. 

Ao chegar na cidade, Ubaldo impressiona pela semelhança com o pai e passa a comandar as ações criminosas do grupo, mesmo entrando em conflito com seus princípios morais, com as necessidades financeiras e as expectativas da família. E todos esses conflitos são entremeados com intensas cenas de perseguições e tiroteios do bando com a polícia e com quadrilhas rivais, no meio da paisagem sertaneja. 

A série também chama a atenção por ter a maior parte de seus atores e produtores serem nordestinos, o que valoriza a cultura, o sotaque e a linguagem da região. E a grande maioria das cenas foi gravada em cidades do interior da Paraíba e do Rio Grande do Norte, como Cabaceiras, Campina Grande, Carnaúba dos Dantas, Queimadas, Parelhas e Pocinhos. 

Os irmãos protagonistas da história são interpretados pelos atores Allan Souza Lima (que também está na novela Amor Perfeito, da TV Globo), Alice Carvalho e Thainá Duarte (da série Aruanas, também da Globo). Entre os nomes mais conhecidos que estão no elenco, estão alguns veteranos do cinema e da TV, como Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Hermila Guedes e Luiz Carlos Vasconcelos. Os oito episódios da série estão disponíveis no Amazon Prime Vídeo, e já existe a expectativa para a gravação de uma segunda temporada. 

Leia mais:
Diretores do Nordeste se destacam no cinema nacional
Round 6: o que a série nos revela sobre a realidade da Coreia do Sul

com informações de Veja, TechTudo, Estadão e Jornal da Paraíba

Compartilhe: