ESTUDE NA UNIT
MENU

Programas de internacionalização da Unit alcançam bons números

Ao todo, eles enviaram um total de 63 discentes para períodos de estudos no exterior, sendo parte deles em programas de mobilidade acadêmica de curta duração

às 20h28
Para quem opta pelo intercâmbio, a Gerência de Relações Internacionais da Unit fornece todo o suporte necessário, através de reuniões pré-embarque
Para quem opta pelo intercâmbio, a Gerência de Relações Internacionais da Unit fornece todo o suporte necessário, através de reuniões pré-embarque
Compartilhe:

Os programas de internacionalização mantidos pela Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), com participação do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e da Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), alcançaram um balanço positivo no período entre os semestres acadêmicos de 2022 e 2023. Ao todo, eles enviaram um total de 63 discentes para períodos de estudos no exterior, sendo parte deles em programas de mobilidade acadêmica de curta duração, voltados para cursos específicos. 

“Os bons números de mobilidade acadêmica representam uma conquista. Após dois anos de pandemia da Covid-19, finalmente nossos alunos podem voltar a vivenciar experiências de mobilidade que são muito interessantes”, avalia Júlia Gubert, assessora da Gerência de Relações Internacionais da Unit. 

Em seu principal programa, o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), 43 alunos das três instituições foram enviados no último ano para cursar semestres de mobilidade acadêmica em universidades de países como México, Colômbia, Chile, Peru, Portugal, Espanha, Croácia, Letônia e Coréia do Sul, entre outros. Agora, um novo edital está com inscrições abertas até 10 de setembro, com vagas para mobilidade acadêmica no primeiro semestre de 2024.

Outros dois programas de internacionalização abertos na Unit Sergipe enquadram-se nos de curta duração, durando até um mês. O primeiro é o Laboratório Social, para alunos de Direito e de Arquitetura e Urbanismo, que são enviados para a Universidad de Valladolid, na Espanha, e ali fazem parte das pesquisas relativas a seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). A previsão é de que novo edital para a seleção de alunos seja lançado entre outubro e dezembro. 

Já o Clerkship for Medical Students, no qual estudantes de Medicina da Unit fazem o internato no Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston (Estados Unidos), teve, três turmas de cinco alunos foram selecionadas para fazer o internato neste ano, sendo que a primeira foi para lá em maio, a segunda já está terminando o internato realizado neste mês.  e ali ficará durante todo este mês de agosto e a última embarca agora em setembro para os EUA. 

“São o reflexo também da capacidade que a Universidade Tiradentes tem de se adaptar e inovar, pois uma quantidade relevante dos alunos que vivenciaram a mobilidade foram para experiências de curta duração, ou seja, não estudaram todo o semestre. Essa é uma tendência para os projetos de internacionalização a partir de agora, promover experiências mais focadas e mais curtas”, destaca Júlia. 

Para participar

Aos alunos que optam pelo intercâmbio no exterior, a Gerência de Relações Internacionais da Unit fornece todo o suporte necessário, através de reuniões pré-embarque com os alunos aprovados nos processos seletivos internos.

“Na primeira delas, geralmente mencionamos questões mais burocráticas, para nortear os discentes sobre os primeiros passos e para que os mesmos possam se organizar e tratar das especificidades que cada modalidade de programa ou projeto exige. Já em um segundo momento, tratamos especificamente de processos internos para a entrada na mobilidade, em nosso sistema, e sobre os documentos institucionais que o aluno precisará preencher e providenciar antes, durante e após seu período no exterior”, destaca a gerente Selen Ive Carneiro. 

O aluno que quiser participar dos editais de seleção, precisa ter ser maior de 18 anos, estar regularmente matriculado em uma das unidades do Grupo Tiradentes (Unit Sergipe, Unit Pernambuco, Fits Piedade e Fits Goiana) e estar com as mensalidades em dia. Contemplado isso, os critérios de seleção em todos os editais são a Média Geral de Desempenho, pontuação a partir da integralização da carga horária, pontuação referente à certificados e declarações de engajamento acadêmico.

O interessado pode buscar mais informações através do site, do email ou do telefone (79) 3218-2284.

Leia mais:
Internacionalização é mais um grande diferencial no ensino da Unit
A internacionalização é um passo para a carreira no exterior?

Asscom Unit

Compartilhe: