ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda o que é HR Tech e quais seus benefícios para pequenas empresas

A ferramenta ajuda a acelerar processos

às 13h37
Compartilhe:

Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, muitas empresas passaram a utilizar ferramentas digitais nos seus negócios, com a intenção de acelerar ou facilitar alguns processos. Assim, surgem as HR Techs, que são startups que usam softwares para solucionar problemas da área de RH. A sigla “HR” vem do inglês “Human Resources”, que significa “Recursos Humanos”, enquanto “Tech” faz referência à tecnologia. O RH Tecnológico, como também é conhecido o setor, ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais produtivo para os trabalhadores, com um maior tratamento de dados, o que possibilita tomadas de decisão mais assertivas.

As HR Techs trazem alguns benefícios para as empresas, como por exemplo, a economia. Através de softwares de gestão de pessoas, é possível realizar um processo seletivo e uma contratação mais inteligentes, comparando as atribuições dos candidatos ao perfil da vaga. Assim, evitam-se futuras demissões causadas por contratações inadequadas, e isso gera uma menor rotatividade de funcionários e, consequentemente, menos gastos. As tecnologias também podem auxiliar em outros recursos, como análise de comportamento, plano de desenvolvimento individual (PDI) e avaliação de desempenho.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a rotatividade de pessoal nas empresas brasileiras entre abril de 2022 e maio de 2023 foi de 51%, sendo uma das maiores do mundo. Mas um estudo realizado pela Sólides, empresa de tecnologia em RH, mostrou que as pequenas e médias empresas que utilizam esse tipo de software acabaram reduzindo sua rotatividade para cerca de 11%. O estudo também revelou que, após cinco anos, essas empresas podem ter uma redução de custos de R$ 287 mil por ano com a diminuição das demissões.

Dentre outros benefícios trazidos pelo RH Tecnológico está a redução da burocratização e do volume de horas para a equipe de RH, já que, com os softwares, o tempo utilizado para realizar processo seletivos, por exemplo, acaba sendo reduzido drasticamente. A melhoria no clima da empresa e o aumento da produtividade e do engajamento são outros fatores que podem ser melhorados com a tecnologia, já que existe uma melhora na compatibilidade entre os novos funcionários e as vagas que ocupam na empresa, assim como também com os colegas.

Compartilhe: