ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluna da Unit-PE dá dicas de como praticar uma língua estrangeira para o Intercâmbio  

Agatha é estudante de Direito e está na Espanha

às 15h32
Compartilhe:

O intercâmbio é uma experiência única na vida de um universitário. Além de ter contato com novas pessoas e estar em um ambiente diferente de seu país de origem, o aluno consegue praticar um novo idioma e buscar fluência, que pode ser um diferencial em seu currículo. Mas para ter um bom aproveitamento, é preciso se preparar.

A estudante Ágatha Fialho Rocha, que cursa Direito no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), acaba de embarcar para Sevilha, na Espanha, por meio do Programa de Mobilidade da instituição (ProMAI). No embarque, que aconteceu na segunda-feira, 21 de agosto, no Aeroporto Internacional do Recife, a aluna foi acompanhada pela Coordenadora do Unit Carreiras, Janaína Costa, e a Analista de Desenvolvimento, Karina Paz.

Ágatha explica que mesmo tendo facilidade com a língua espanhola, precisou desenvolver uma rotina de treino para ir se familiarizando com o idioma. “Eu tenho muita facilidade com a língua espanhola desde da época de escola. Aproveitava ao máximo as aulas de Espanhol e sempre preferi assistir filmes em Espanhol, com a legenda em Espanhol também. Para o intercâmbio, eu comecei a fazer um curso no início do ano passado e também praticava diariamente em aplicativos. Mesmo que fosse apenas dez minutos por dia, já me ajudava muito na prática”, explica.

Mesmo sabendo das diferenças de expressões em uma mesma língua, Ágatha encarou como um desafio e se sente preparada. “O meu Espanhol é mais parecido com o colombiano, pelas séries e filmes que assisto, mas me sinto segura com o Castelhano falado em Sevilha, só vou precisar estar atenta aos vícios linguísticos e ao sotaque das pessoas, mas vou adequando aos poucos. Estou bem curiosa para aprender novas gírias”, conta a estudante.

Para quem está se organizando para o seu primeiro intercâmbio, a aluna dá algumas dicas para que a língua não seja um empecilho nessa experiência. “A primeira coisa a se fazer é iniciar um curso na língua local onde você pretende estudar. Por mais que a vivência seja diferente da teoria, super indico um curso, pois você pratica, tem conhecimentos gerais e a adequação ficará mais fácil. Se tiver uma rotina puxada como a minha, indico ir inserindo a prática aos poucos. No lugar de ver uma série em Português, por exemplo, coloque uma série espanhola, com legenda em Espanhol, pois ao mesmo tempo que você escuta a pronúncia, vai entender a escrita. Ouvir músicas também ajuda”.

Sobre o ProMAI – É um Programa de Mobilidade Acadêmica realizado pela Unit-PE por meio do qual os alunos cursam as disciplinas das universidades internacionais para onde estão indo e são submetidos aos critérios locais de avaliação. Os alunos aprovados no edital recebem bolsas de mérito acadêmico para apoio financeiro.     

Compartilhe: