Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que os benefícios cardíacos para quem treina durante a semana e para quem prefere malhar somente nos finais de semana são os mesmos. Então, se você é aquela pessoa que se sente culpada por só conseguir malhar nos sábados e domingos, pode relaxar um pouco.
Ser atleta de final de semana reduz os riscos de doenças cardíacas e de AVC da mesma forma. Foram analisadas 90 mil pessoas e 42,2% praticavam pelo menos 150 minutos por semana em 1 ou 2 dias; 24% praticavam 150 minutos ao longo da semana e 33,7% eram inativos. Por meio da pesquisa se descobriu que o risco de um ataque cardíaco foi 27% menor para os atletas de final de semana e 35% menor para aqueles que praticavam durante a semana.
Dicas – para praticar exercícios físicos é importante adotar algumas atitudes que vão ajudar a tornar esse hábito mais prazeroso. O primeiro deles é fazer uma avaliação médica. Depois disso, escolha exercícios físicos que te agradem, comece aos poucos para evitar lesões, procure companhia e crie uma rotina.