ESTUDE NA UNIT
MENU

A “regra dos cinco segundos” é verdadeira?

Especialistas defendem que alimentos podem ser contaminados instantaneamente

às 13h31
Compartilhe:

Quando deixamos cair um alimento no chão, sempre tem aquela pessoa que lembra da “regra dos cinco segundos”, que sugere que aquela comida estaria fora do risco de contaminação por esse tempo determinado. Mas será que essa crença é verdadeira?

Especialistas dizem que não. A contaminação pode, sim, acontecer de forma instantânea, em milésimos de segundos, mas isso vai depender de fatores como: tempo, tipo de superfície, tipo de alimento e nível de contaminação. Uma pesquisa da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, analisou diversos tipos de comida como pães, chicletes e frutas e ficou constatado que quanto mais úmido for aquele alimento, maior será a taxa de transferência de contaminação. Mas é importante ressaltar que os alimentos secos também estão suscetíveis aos micróbios.

Quando se ingere um alimento contaminado, o corpo pode ter reações como vômitos, diarreia, febre, entre outros. Ou seja, o ideal é não consumi-lo caso ele caia no chão. É importante também manter o ambiente limpo. Lavar as bancadas e as pias, diariamente. 

Compartilhe: