O mercado de trabalho cada vez mais exige novos conhecimentos, que podem ser adquiridos através de cursos, oficinas e workshops, mas também existem outras que são bastante procuradas – as soft skills, ou habilidades emocionais. Elas também formam a competência na empresa, além de serem importantes no cotidiano. Veja como desenvolvê-las:
Uma das soft skills mais procuradas no mercado de trabalho é o equilíbrio emocional. Esse tópico é importante porque as emoções precisam ser controladas no ambiente do emprego. Por isso, é necessário sempre manter a calma, saber escutar e não demonstrar irritação. Para desenvolver essa habilidade, o ideal é fazer terapia, já que o psicólogo ajuda a administrar a mente. Também existem cursos e palestras de inteligência emocional.
A comunicação também é uma habilidade bastante procurada. Não é apenas sobre escrever bem, mas também falar. A escrita correta é necessária, sem erros gramaticais, com objetividade e usar palavras adequadas para o ambiente de trabalho. A oratória é um ponto a mais, já que às vezes é preciso apresentar resultados e se comunicar em reuniões. Para isso, o indicado é fazer cursos de oratória e praticar a leitura, que melhora a ortografia.
Outra soft skill necessária é a criatividade. Ter a habilidade de criar coisas novas, apresentar ideias diferentes e pensar em soluções se tornam ações de ouro nas empresas. Para estimular o lado criativo, o ideal é aprender sempre o novo. Viajar, ler, fazer visitas em museus, assistir filmes e documentários ou até mesmo praticar hobbies inéditos ajudam a aguçar a mente.
A resiliência é uma soft skill extremamente requisitada. É o ato de se superar e se reerguer perante as adversidades da vida. Em uma empresa, significa ser firme após críticas negativas e não se abalar com resultados inesperados. Para ser mais resiliente, o ideal é sempre praticar a superação – fazer esportes ou competir são ótimas dicas.