A enfermagem é uma área importante desde sempre, mas atualmente ela vem ganhando mais importância graças aos novos modelos de atendimento e atuação. O profissional tem vários espaços em clínicas, consultórios, hospitais e emergências, atuando no bem-estar, saúde e suporte humano.
Uma das opções de atuação do profissional é a enfermagem geral. Nela, o profissional trabalha em clínicas ou hospitais, podendo coordenar e/ou auxiliar a equipe no atendimento dos pacientes. Na função também existe a parte administrativa, em que o enfermeiro irá preencher fichas, fazer relatórios e outros documentos.
A enfermagem home-care também é uma função em alta atualmente. O enfermeiro cuida de pacientes que estão em casa, que podem ocorrer por várias razões, como os que necessitam de cuidados paliativos ou em tratamentos que não exigem o internamento em um hospital. Dessa forma, o profissional se desloca até a residência, ajudando nas medicações e observação clínica.
Existe ainda a enfermagem pediátrica, em que o enfermeiro atende crianças, garantindo auxílio em doenças e enfermidades. Existe também o cuidado para o público idoso, na enfermagem geriátrica – aí o ambiente pode variar mais, indo de hospitais a casas de repouso. E a obstetrícia participa do processo antes, durante e pós-parto, auxiliando a mãe e o bebê.
Uma área nova e em crescimento é a da enfermagem estética. Nela, os enfermeiros auxiliam pacientes que estão realizando procedimentos estéticos, como drenagem e laser. Outra função não muito conhecida é a da enfermagem forense – o profissional atende vítimas de violência e ainda ajudam na investigação criminal.