Quando os estudantes de Direito finalizam a graduação e optam por advogar, precisam, além da aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), escolher em que área vão atuar, por exemplo, trabalhista, penal, civil, eleitoral e outras. Podem surgir algumas dúvidas sobre o que cada um destes profissionais faz, por isso, hoje vamos te explicar sobre as funções e atividades de um advogado trabalhista.
Este profissional é qualificado e habilitado para atuar na área trabalhista, seja para empregados, empregadores ou mesmo sindicatos, nos setores público e privado. Algumas das funções desempenhadas pelo advogado trabalhista são conciliar interesses de patrões e empregados, mover processos trabalhistas, negociações, consultorias jurídicas, elaboração de contratos de trabalho, representar categorias junto ao sindicato, entre outras.
As atividades deste advogado são pautadas com o objetivo de cumprir as leis trabalhistas. Além disso, ele também avalia documentos, reúne provas e orienta os envolvidos nos processos trabalhistas.