Santo Antônio, São João e São Pedro. O que esses três têm em comum, além de santos que fazem parte da tradição católica? Eles possuem datas comemorativas no mês de junho: 13, 24 e 29, respectivamente.
Antes de se chamar Pedro, Simão era pescador. Ele foi um dos doze apóstolos que acompanharam Jesus Cristo – inclusive, os liderando. Conhecido por ter atitudes impulsivas, sempre defendeu e foi leal ao filho de Deus e tinha sua confiança. Uma das passagens bíblicas mais conhecidas envolvendo São Pedro é quando, após um longo dia sem pescar nada, Jesus manda que ele jogue a rede ao mar novamente e ele se nega por acreditar que não havia peixes ali. Eis que Jesus insiste e, quando joga a rede, ela fica com tantos peixes que Pedro tem certa dificuldade para carregá-los.
São Pedro é considerado o santo das chuvas, padroeiro dos pescadores e é tido como aquele que possui as chaves do céu. No dia 29 de junho, comemora-se o dia dele, com homenagens e celebrações – acredita-se que esta data foi escolhida pois, no dia 29 de junho de 64 d.C, São Pedro teria sido assassinado ao lado do apóstolo Paulo.