Quando terminamos uma graduação costumam surgir diversas dúvidas sobre o que fazer, qual área seguir, como melhorar o currículo e qual pós-graduação devemos escolher. Sem dúvidas, é um momento muito importante para garantir uma carreira sólida e bem sucedida.
Na hora de escolher uma pós-graduação, o primeiro passo é definir se será stricto sensu ou lato sensu. A primeira tem duração de dois ou quatro anos, com foco na pesquisa e produção científica, objetivando o aprofundamento na carreira acadêmica – mestrado ou doutorado. Já a segunda, dura, em média, um ano e meio ou dois anos, e é uma espécie de ampliação do que foi visto na graduação, com foco no mercado de trabalho – especialização.
Também é importante pesquisar sobre a realidade do mercado de trabalho, bem como saber o que você pretende seguir e seus objetivos de carreira. A grade curricular das pós-graduações também deve ser analisada e comparada, assim, você verá quais habilidades e competências serão mais trabalhadas. Busque, também, conversar com profissionais da área e escolher instituições de referência para se matricular.