A tecnologia e a educação estão caminhando cada vez mais juntas. Aplicativos desenvolvidos para ajudar nos estudos, plataformas com videoaulas e materiais digitalizados são apenas alguns exemplos de avanços tecnológicos dentro da educação. Além destes, os jogos e vídeo games educativos vem ganhando espaço nas salas de aula, mas, quais são os benefícios de utilizá-los?
Um dos grandes destaques da chamada gamificação da educação é a possibilidade de trazer os conteúdos para dentro dos jogos, logo, os estudantes conseguem memorizá-los de forma mais rápida e divertida. Além disso, o foco e a concentração também são trabalhados, bem como habilidades socioemocionais, por exemplo, criatividade, trabalho em equipe, disciplina, autonomia e persistência.
Os jogos também podem deixar a turma mais motivada quando aliado a competições saudáveis dentro da sala. Por exemplo, um ranking de pontuações onde as equipes formadas ganham um brinde ao fim da cadeira. Por fim, os games podem ser uma maneira de assimilar melhor o conteúdo teórico de forma prática, assim, beneficiando o aprendizado e melhorando o rendimento dos alunos.