Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento infantil através de brinquedos educativos, alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) inauguraram, na última segunda-feira (5), uma Bebêteca comunitária em parceria com o espaço Mãe Coruja, localizado no Posto de Saúde Romildo José, próximo à instituição.
A ação foi parte de um projeto de extensão e contou com alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Radiologia e Direito. A ideia inicial era criar uma biblioteca com livros infantis e materiais de desenho, mas após analisar as reais necessidades do local, a Bebêteca surgiu. O posto de saúde atenderá gestantes, que poderão vacinar seus bebês, além de acompanhar o desenvolvimento de suas crianças, entre outros serviços.
“O espaço não tinha brinquedos próprios para estimular o desenvolvimento das crianças, por exemplo, para fazer o estímulo da pinça e da pegada, nem maneiras de explicar para as mães como seria a evolução do bebê do mês zero até os 6 anos de idade”, explica Thaís Serpa, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas e é uma das integrantes do projeto. Após estudarem sobre a primeira infância, os alunos produziram brinquedos educativos de baixo custo, utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso às mães, para que pudessem ser reproduzidos em casa, além disso, explicaram a funcionalidade de cada um e qual o objetivo dele no desenvolvimento das crianças.
De segunda à sexta, das 7h às 17h, a Bebêteca pode ser utilizada por toda a comunidade atendida no posto de saúde, de forma gratuita e com auxílio das enfermeiras do local.