ESTUDE NA UNIT
MENU

Quatro projetos de Unit-PE serão apresentados hoje em desafio do Porto Digital

Apresentação será no Demoday Kick Off 2023.1, às 18h, no Bairro do Recife. Alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação desenvolveram soluções para o tema “Saúde Mental: Inovação a favor do bem-estar”

às 11h47
Compartilhe:

Quatro projetos de inovação do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) serão apresentados, nesta segunda-feira (05/06), no Demoday Kick Off 2023.1, do Porto Digital. O encontro integra o programa Residência Onboard, voltado à formação de capital humano na área de Tecnologia da Informação e aproximação de estudantes ao mercado de trabalho. Será às 18h, no Cinema do Porto, no Cais do Apolo, 222, Bairro do Recife.

Dos 13 squads classificados, quatro são formados por estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e de Ciência da Computação da Unit-PE, que participarão da disputa. Cada um desenvolveu um projeto diferente. O desafio foi criar uma solução de base tecnológica para o tema “Saúde Mental: Inovação a favor do bem-estar”. Quem apresentar o melhor desempenho, nesta etapa final, será avaliado por uma banca técnica, formada por pessoas do ecossistema do Porto Digital.

Mães em Rede

Um dos projetos desenvolvidos pelos alunos da Unit-PE é o “Mães em Rede”, um aplicativo voltado para mulheres em geral, que possuem transtornos psicológicos ocasionados durante ou após o processo de gravidez, a depressão perinatal. A proposta é criar uma rede de apoio materna entre elas, explica Joana D’Arc, uma das integrantes da equipe. “Elas poderão contar com acesso facilitado à jornada de autocuidado, visando a retomada ao protagonismo de suas próprias vidas. Além disso, podem trocar ideias, serviços, promover eventos e iniciativas voltadas à elas e, ainda, entender sobre a maternidade real e sem culpa”, afirma.

Dos oito integrantes do “Mães em Rede”, cinco são mulheres para marcar a representatividade feminina no mundo do TI. São eles: Joana D’Arc, Camilla Souza, Lucineia Lima, Kelvia Santos, Flávia Favacho, Luiz Henrique Sacramento, Rogério Melo e Carlos Antônio Nogueira.

Mão-de-obra qualificada

Por meio de uma imersão prática e desafios reais lançados pelas empresas e mentorados pelo Porto Digital, a residência Onboard do Porto Digital acontece através das parcerias com instituições de Ensino Superior com cursos tecnólogos na área de TI. Na iniciativa, as atividades e conteúdos são adaptados às necessidades do mercado de trabalho de tecnologia. 

Para isso, o Centro Universitário Tiradentes e o Porto Digital elaboraram em conjunto dois cursos para atender à crescente demanda de mão-de-obra qualificada em tecnologia da informação. Os estudantes dispõem do Centro de Formação em T.I e laboratórios diversificados e atividades práticas logo no início do curso.

Outra ação realizada com esta parceria é o preparo de jovens de escolas públicas para o mercado do polo de tecnologia e inovação da cidade. Eles são selecionados pelo programa Embarque Digital, da Prefeitura do Recife.

Compartilhe: