ESTUDE NA UNIT
MENU

Você sabe a diferença entre doença, síndrome, distúrbio e transtorno?

Cada condição afeta o organismo de forma diferente

às 14h40
Doctor, laptop and research in office for healthcare, medicine and cancer surgery preparation, seri.
Doctor, laptop and research in office for healthcare, medicine and cancer surgery preparation, seri.
Compartilhe:

Quando se fala em psiquiatria, provavelmente você já ouviu os termos síndrome, distúrbio, transtorno e doença. Existem significados diferentes para cada termo, variando de como cada condição afeta o organismo.

Doença – o termo doença pode ser utilizado quando o estado do paciente possui causas definidas. É possível definir a origem daquela condição por meio de exames. E, geralmente, as doenças trazem sintomas específicos.

Síndrome – são um conjunto de sinais e sintomas que acontecem ao mesmo tempo, mas podem ter causas variadas e não definidas. Podemos citar como exemplos a Síndrome de Down, Síndrome de Turner, Síndrome de Reye, entre outras.

Distúrbios – são alterações nas condições físicas ou mentais de um indivíduo, afetando o funcionamento de algo em sua rotina. Uma pessoa pode ter um distúrbio de aprendizagem, distúrbios alimentares, entre outros.

Transtornos – são condições de ordem psicológica ou mental que comprometem a vida normal de uma pessoa. O termo vem do verbo de origem “transtornar”, que se refere a uma inversão da ordem natural das coisas. Os transtornos afetam as relações interpessoais do indivíduo, causando sofrimento. São exemplos o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Bipolaridade e Transtorno de Déficit de Atenção (TDA).

Compartilhe: