Quando se fala em psiquiatria, provavelmente você já ouviu os termos síndrome, distúrbio, transtorno e doença. Existem significados diferentes para cada termo, variando de como cada condição afeta o organismo.
Doença – o termo doença pode ser utilizado quando o estado do paciente possui causas definidas. É possível definir a origem daquela condição por meio de exames. E, geralmente, as doenças trazem sintomas específicos.
Síndrome – são um conjunto de sinais e sintomas que acontecem ao mesmo tempo, mas podem ter causas variadas e não definidas. Podemos citar como exemplos a Síndrome de Down, Síndrome de Turner, Síndrome de Reye, entre outras.
Distúrbios – são alterações nas condições físicas ou mentais de um indivíduo, afetando o funcionamento de algo em sua rotina. Uma pessoa pode ter um distúrbio de aprendizagem, distúrbios alimentares, entre outros.
Transtornos – são condições de ordem psicológica ou mental que comprometem a vida normal de uma pessoa. O termo vem do verbo de origem “transtornar”, que se refere a uma inversão da ordem natural das coisas. Os transtornos afetam as relações interpessoais do indivíduo, causando sofrimento. São exemplos o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Bipolaridade e Transtorno de Déficit de Atenção (TDA).