Um ato simbólico e um momento de transição que marca o ciclo acadêmico do estudante. Assim é a Cerimônia do Jaleco, ocasião muito esperada pelos alunos da área de Saúde e celebrada pelos familiares. No Centro Universitário Tiradentes não podia ser diferente. Na noite de ontem (18), os futuros profissionais dos cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Psicologia receberam essas ferramentas de trabalho tão importantes, firmando o compromisso de cuidar das pessoas.
A noite, que reuniu cerca de 80 alunos, começou com a exibição do vídeo comemorativo dos 60 anos do Grupo Tiradentes e, em seguida, foi formada a Mesa de Honra composta pelo reitor Diogo Galvão, pela pró-reitora administrativo-financeiro, Rafaela Goulart; Ivanacha Carneiro (coordenadora do curso de Estética e Cosmética); Andréa Rosane (coordenadora dos cursos de Enfermagem e Psicologia) e Ana Paegli (coordenadora do curso de Odontologia). “Estamos muito felizes em receber as famílias de nossos alunos. É um momento muito especial, pois aqui será construída uma trajetória. E essa trajetória não termina porque, cada vez mais, precisamos continuar nossa formação e estar atento ao que está sendo feito no mercado. Além disso, a forma como você conduz sua vida universitária vai ser muito importante para o sucesso profissional. Que esse jaleco represente uma trajetória de muita alegria”, afirma Diogo Galvão.
O professor Carlos Eduardo ministrou palestra na qual apresentou curiosidades históricas sobre o desenvolvimento das questões sanitárias no mundo, desde quando o jaleco ainda não existia e não haviam sido desenvolvidas noções básicas de higiene. Ele ainda reforçou o conceito de que o jaleco é uma ferramenta de trabalho, um equipamento de proteção que colaborou para a redução no número de infecções hospitalares desde a sua introdução.
A aluna Maria Eduarda Alves, estudante de Psicologia, comemora mais essa conquista. “Muitas pessoas não sabem que psicólogos usam jaleco, então, é muito legal receber esse equipamento, principalmente, para nossas famílias que acompanham o começo de nossas carreiras”.