ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE promove evento voltado para mães de pessoas LGBTQAPN+

Ação foi organizada pelo curso de Direito

às 14h17
Compartilhe:

Na noite da última quarta-feira (10), o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) foi palco de uma discussão importante e bastante presente no escopo atual da sociedade: mães de filhos (as) LGBTQAPN+.

O evento, que foi promovido pelo Curso de Direito da Unit-PE, aconteceu no Espaço 360° e trouxe como convidada Thais Alves, coordenadora no estado de Pernambuco do Mães da Resistência, associação que acolhe e promove ações voltadas para as mães e familiares que enfrentam os conflitos e dúvidas quando o assunto é identidade de gênero e orientação sexual de seus filhos (as). Atualmente, o Mães da Resistência possui 300 participantes das mais diversas partes do país. O objetivo é integrar e unir famílias, além de fortalecer a luta contra o preconceito, afinal, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans pelo 14° ano consecutivo, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Thais abriu a noite com um depoimento, em que contou sobre sua experiência como mãe de uma mulher trans. “A informação e a troca é muito importante. Quando o meu filho me disse que era uma mulher trans, eu entendi a importância do acolhimento porque tive muitas dúvidas. Como faz para trocar o nome, como é feito o uso dos hormônios… mas quando você conversa com uma outra mulher que passou por essa situação, você entende que a dificuldade é muito menor do que imaginava. O problema mesmo está na sociedade”, explica.

A coordenadora explicou que o Mães da Resistência promove encontros presenciais e online, de forma gratuita, e possui grupos de whatsapp que funcionam como canais de atendimento para tirar dúvidas e realizar denúncias, caso necessário. A associação ainda possui voluntários e voluntárias de diversas especialidades: Medicina, Psicologia, Direito, Assistência Social, entre outras.

Na ocasião, ainda foi lançado o curso de extensão Movimentos Sociais da Afetividade e Efetividade, que estará com inscrições abertas na página do instagram do coletivo: @maesdaresistencia

“A discussão desse tema é muito importante para que as pessoas possam se sentir acolhidas em todos os lugares. E aqui na Unit estamos com os espaços sempre abertos”, explica o coordenador do curso de Direito, Esdras Holanda.

Compartilhe: