ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais são as melhores técnicas para uma leitura mais eficaz?

Veja dicas

às 12h56
Compartilhe:

Quem estuda para vestibular, concursos, ou até mesmo para disciplinas da faculdade, acaba precisando ler bastante e, muitas vezes, a quantidade de textos é tão grande que os alunos não conseguem dar conta. Mas existem técnicas de leitura que facilitam essa atividade tão importante, e ajudam os leitores a lerem mais rápido. Além de economizar tempo, quando lemos mais rápido e conseguimos finalizar uma leitura, temos uma sensação de dever cumprido, que acaba nos estimulando a continuar nossas tarefas, sem contar que nos acostumamos a ler mais.

O primeiro passo para uma leitura mais fluida é pesquisar sobre o tema do texto que vai ler, para ter conhecimentos prévios sobre o assunto. Isso ajuda porque, quando já entendemos um pouco sobre aquele tópico, o texto se torna mais fácil, pois reconhecemos informações que já sabíamos, e somamos novas.

Antes de tudo, é importante eliminar distrações. TV ligada, celular tocando, pessoas falando. Tudo isso serve de distração e pode desconcentrar na hora da leitura, prejudicando não só a velocidade e o ritmo, mas também a memorização do conteúdo. Por isso é muito importante ler em locais silenciosos, calmos e com o mínimo de distrações possíveis. Vale também avisar, às pessoas que estiverem com você, que está estudando e que não deseja ser interrompido.

A postura também é um ponto importante para uma leitura eficaz. Posições desconfortáveis não são adequadas, pois podem causar dores ou desconfortos, que também servem de distração. Ler deitado na cama também não é uma boa opção, já que pode dar sono e, consequentemente, prejudicar a leitura. Escolha uma posição que seja confortável, com a coluna ereta e que lhe deixe à vontade para ler.

Na leitura em si, é bom dividir o texto em partes. Isso dá uma sensação de que o texto é menor, o que estimula a leitura. Por exemplo, um texto de 50 páginas pode ser lido de 10 em 10 páginas, ou de 5 em 5.

Uma técnica de leitura muito útil é ler pausadamente. Após finalizar um trecho, tente explicar para si mesmo, ou fazer anotações, sobre o que acabou de ler. Caso não se sinta seguro com algum ponto, volte e revise. Isso também pode ser feito depois de finalizar todo o texto. Faça anotações, ou explicações na frente do espelho, sobre os tópicos abordados e tente relacioná-los com outros assuntos

Por fim, outras duas técnicas importantes são o scanning e o skimming. A primeira consiste em fazer uma leitura mais superficial, em busca de informações mais específicas. Já a segunda resume-se a fazer uma leitura superficial para identificar os assuntos mais gerais. Também é bom ler com um dicionário por perto, para o caso de surgir alguma palavra desconhecida no texto.

Compartilhe: