ESTUDE NA UNIT
MENU

Fluorose: o que é e como tratar?

O problema surge ainda na infância

às 13h04
Compartilhe:

A aparência dos dentes, por  muitas vezes, acaba sendo motivo de insegurança ou insatisfação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), o Brasil é o segundo país que mais faz procedimentos estéticos odontológicos no mundo. 

Uma condição que afeta tanto os dentes de leite quanto os definitivos e pode trazer, além de insegurança, problemas de autoestima, é a fluorose. Os pacientes apresentam como principal característica manchas brancas, opacas ou marrons nos dentes, de forma irregular, podendo atingir vários dentes. Entretanto, em casos mais graves, a fluorose pode levar à desmineralização do esmalte dentário, causando sensibilidade e fragilidade.

As causas da fluorose estão diretamente relacionadas ao contato com flúor de forma excessiva, ainda na infância, quando os dentes estão se formando. Seja na água, medicamentos, alimentos ou, ainda, em produtos destinados à limpeza bucal. Não existe cura para o problema mas, a depender de cada caso, o dentista pode sugerir tratamentos para a diminuição e remoção das manchas, por exemplo a microabrasão, clareamento ou mesmo faceta em resina, lentes de contato e próteses.

Compartilhe: