ESTUDE NA UNIT
MENU

Remoção de orelhões inativos: lei é sancionada no Recife

Em Pernambuco, apenas 34% dos orelhões ainda funcionam

às 17h48
Compartilhe:

Durante décadas, os telefones públicos, famosos orelhões, foram alguns dos principais meios de comunicação. Era possível encontrá-los pelas ruas e praças da cidade, bastando apenas colocar uma ficha para conseguir fazer ligações. Entretanto, com os avanços tecnológicos e a chegada dos smartphones, os orelhões caíram em desuso, mas permaneceram instalados nas ruas, mesmo que inativos.

Mas, a partir de agora, no Recife, os equipamentos sem funcionamento ou com defeito poderão ser removidos. Isso porque, a Prefeitura da cidade sancionou a Lei Municipal nº 19.301/23, que permite que as empresas responsáveis pela manutenção dos orelhões sejam notificadas, assim, para a remoção ser feita em até 30 dias.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostram que dos 5,6 mil orelhões que existem em Pernambuco, menos da metade está funcionando, cerca de 34%. Quando trazemos para o Recife, apenas 19% funcionam, totalizando 136 telefones. Com a lei, é esperado que, pelo menos, 552 orelhões inativos sejam removidos.

Compartilhe: