ESTUDE NA UNIT
MENU

Monkeypox: início da vacinação em Pernambuco

As doses são destinadas a grupos prioritários

às 11h11
Preparing Syringe For Vaccination in the Doctor Office.
Preparing Syringe For Vaccination in the Doctor Office.
Compartilhe:

Chegou a Pernambuco o primeiro lote de vacinas para Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. As 687 doses têm o objetivo de bloquear a transmissão do vírus e são destinadas a grupos específicos de pré e pós-exposição a ele.

O esquema vacinal será feito com a aplicação de duas doses da vacina, em um intervalo de 28 dias. Homens, travestis e mulheres transexuais maiores de idade que convivem com o vírus do HIV e apresentaram, nos últimos 6 meses, a contagem de linfócitos T CD4 menor que 200, fazem parte do grupo prioritário. Além destes, os profissionais que trabalham em laboratórios, com nível 3 de biossegurança, e são expostos diretamente ao vírus, também devem receber a vacina.

Até o fim de outubro de 2022, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco havia confirmado cerca de 178 casos da Monkeypox.

Caracterizada por erupções cutâneas, febre, dores de cabeça e aparecimento de ínguas em algumas partes do corpo, a varíola dos macacos é causada pelo Monkeypox vírus e pode ser transmitida tanto por animais infectados, quanto por seres humanos e objetos contaminados por ele.

Compartilhe: