Quando se fala em autoestima, é muito comum relacionar o termo a aparência física. De fato, o físico é um componente que interfere consideravelmente nela, porém, vai muito além disso. É possível definir a autoestima como uma qualidade relacionada ao valor que você se dá, logo, entende-se que alguém que possui a autoestima elevada é mais confiante e busca, cada vez mais, tomar atitudes que a façam bem.
É possível dizer que a autoestima está relacionada com o respeito a si mesmo, a forma que você se enxerga, sua confiança e crença de que é capaz de realizar determinadas atividades, assim, criando uma imagem positiva de si.
Cuidar de si mesmo e se acolher é uma forma de elevar a autoestima e o amor próprio, por exemplo, entendendo suas necessidades, fazendo coisas que goste e, até mesmo, realizando mudanças que satisfaçam você – e não por influências ou comentários de outras pessoas. Manter a autoestima elevada é um exercício diário e contínuo, que envolve diversas áreas e momentos da vida.