ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais os riscos da hipertensão arterial?

Cerca de 26,3% dos brasileiros receberam o diagnóstico em 2021

às 14h48
Compartilhe:

No Brasil, os casos de hipertensão em adultos vêm crescendo ao longo dos anos. De acordo com um relatório publicado pelo Ministério da Saúde, em 2021, haviam cerca de 26,3% de adultos diagnosticados, um aumento de 3,7% quando comparado ao ano de 2006. Essa condição pode ser identificada a partir da medida da pressão arterial, quando ela passa a ser maior do que 140/90 mmHg, ou 14 por 9, com frequência.

A hipertensão arterial, normalmente, é silenciosa, mas pode apresentar alguns sintomas como dores fortes de cabeça, tonturas, dor no peito, visão embaçada e outros. É necessário estar atento, pois, a condição é fator de risco para várias doenças. Ela está relacionada diretamente ao risco de problemas cardiovasculares, aumentando as chances de insuficiência cardíaca, AVCs, infartos, aneurismas e, ainda, doenças e lesões nos rins. 

Apesar de existirem predisposições genéticas para a hipertensão, alguns fatores como consumo excessivo de álcool, excesso de sal, estresse, obesidade e tabagismo podem facilitar o desenvolvimento e agravamento do problema.

Compartilhe: