Nossos ouvidos são órgãos muito sensíveis e necessitam de cuidados e atenção especiais, para evitar possíveis problemas, patologias ou mesmo a perda da audição. Além da importância de combinar a prática de atividades físicas a uma alimentação equilibrada para manter a saúde do corpo como um todo, existem alguns cuidados diários com os ouvidos que devem ser inseridos na rotina para manutenção da saúde deles.
Estes cuidados, começam ainda quando somos recém-nascidos, através do teste da orelhinha, que tem como objetivo identificar possíveis problemas de audição no bebê. Ao passar dos anos, é importante se atentar à limpeza dos ouvidos, do contrário ao que se acredita, não é recomendado utilizar cotonetes para limpar a parte interior deles, apenas a externa. O uso incorreto dos cotonetes pode, inclusive, perfurar os canais auditivos. Assim como os cotonetes, outros objetos não devem ser inseridos nos ouvidos como tampas de caneta, chaves e, até mesmo, empurrar os fones de ouvido.
É importante, também, não compartilhar e não utilizar fones de ouvido ou protetores auriculares de outras pessoas, afinal, eles podem transportar sujeira e outras substâncias que causam inflamação e comprometem a saúde dos ouvidos. Além disso, o volume dos fones não deve ser muito alto, assim como o uso não deve ser prolongado pois pode causar a perda da audição.
Por fim, é importante realizar consultas regulares com o otorrino, além de sempre procurar ajuda médica quando suspeitar de problemas.