Uma ferramenta que está caindo no gosto dos estudantes é o chamado caderno inteligente. Apesar do nome trazer a sensação de que seja algum elemento tecnológico, na verdade, o caderno segue com a composição e formato que já conhecemos: papel, em sua grande maioria. Mas, afinal, por que ele está fazendo tanto sucesso e para que serve?
Um dos grandes destaques dele é a espiral. No lugar da tradicional, agora, são utilizados discos grandes de plástico, que dinamizam o caderno e permitem que as folhas sejam colocadas e retiradas sem rasgar – semelhante a um fichário. Entretanto, um dos diferenciais é a possibilidade de imprimir conteúdos nas próprias folhas, além de acrescentar outros elementos personalizados que conversam com a rotina do estudante, como réguas, folhas coloridas ou com adesivos, planners, marcadores de página, entre outros.
O caderno inteligente é completamente personalizável, por isso, além dos estudos, ele também pode ser utilizado para organizar a rotina, adicionar lembretes e outros. A desvantagem é que o produto, apesar de ser resistente, durável e vários benefícios, ainda não tem um preço tão acessível, quando comparado a cadernos de outros modelos.