Ingressar no ensino superior é um desejo de muitos jovens e, para aqueles que não possuem condições financeiras para universidades particulares, existem algumas formas disponíveis, como bolsas ofertadas pela própria universidade, ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede contratos de financiamento a estudantes que desejam iniciar uma graduação. Através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes podem concorrer a financiamentos para os cursos que desejarem, sejam integrais ou parciais. Assim, enquanto estudam, precisarão arcar apenas com taxas mínimas, mensalidades reduzidas, ou mesmo, nenhum custo.
O pagamento do financiamento começa após os estudantes se formarem e eles possuem o prazo de até 14 anos para quitarem completamente. Em todos os semestres letivos, as inscrições para o Fies são abertas e, para participar, é preciso preencher os seguintes requisitos: ter participado de alguma edição do Enem, a partir de 2010, sem zerar a redação e com nota mínima de 450 pontos, além da renda familiar mínima entre 3 e 5 salários mínimos, para os financiamentos totais e parciais, respectivamente.