Quando se trata do assunto aparelho celular em sala de aula, começam a surgir oposições e críticas. De fato, quando utilizado para fins que não os pedagógicos, os eletrônicos se tornam verdadeiros vilões capazes de distrair os alunos, atrapalhar a aula e o rendimento dos estudantes. Entretanto, quando utilizados a favor da educação, são grandes aliados.
Uma das formas de utilizar o aparelho celular nos estudos é através de aplicativos voltados para a educação. Atualmente, já existem aplicativos que ensinam através de jogos online e, ainda, outros voltados à organização de cronogramas, realização e entrega de atividades e provas online.
Além disso, ter o aparelho na sala de aula permite que os alunos baixem livros, atividades e materiais complementares disponibilizados pelos professores, bem como, façam pequenas pesquisas rapidamente e consigam tirar dúvidas através do celular. Outro ponto importante é a organização, pois, com o aparelho sempre em mãos, é possível o estudante agendar e organizar datas de provas e outros compromissos, fazer pequenas anotações no bloco de notas e, ainda, definir lembretes importantes.
Também existe a possibilidade de utilizar a câmera ou gravador de voz em determinados momentos da aula – desde que possua autorização – para registrar imagens de slides, figuras importantes ou áudios para revisar os conteúdos em casa.