Irritabilidade, alterações de humor, medo do abandono, impulsividade, pensamentos ou atitudes suicidas, deturpação da autoimagem, insegurança e sensação de solidão. Esses são alguns dos sintomas mais comuns do Transtorno de Personalidade Borderline, ou Transtorno de Personalidade Limítrofe.
Este tipo de transtorno tem como característica uma série de padrões de instabilidade: no humor, na autoimagem, no comportamento e nas relações interpessoais. O que acontece é um medo iminente da solidão e abandono, as pessoas que sofrem com Borderline não toleram ficar sozinhas, por isso, acabam tendo reações exageradas, fazendo chantagens emocionais e, até mesmo, tentando o suicídio para que pessoas próximas a elas não as deixem sozinhas e precisem cuidar delas. Isso pode acontecer até quando não existem indícios ou possibilidades de abandono.
Além dos sintomas característicos, os indivíduos com Transtorno de Borderline também podem desenvolver distúrbios alimentares, depressão e ansiedade. Para que seja diagnosticado, é importante marcar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra, pois, em alguns casos, o transtorno pode ser subestimado e não recebe a devida importância até o paciente ter comportamentos extremos.
Como tratamento, a depender do caso, pode ser indicada a psicoterapia e uso de medicamentos específicos. É importante buscar o tratamento rapidamente, afinal, o transtorno afeta a convivência dos indivíduos e traz sofrimento.