ESTUDE NA UNIT
MENU

Transtornos de aprendizagem na vida adulta

Cerca de 4% dos adultos possuem algum

às 12h53
Compartilhe:

Um transtorno de aprendizagem é caracterizado como uma alteração neurológica responsável por dificuldades ou deficiências que afetam características como a fala, escrita, concentração e outros, atrapalhando o processo de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas afetadas. Normalmente, eles são identificados ainda na infância e, quando tratados corretamente, podem não interferir na vida adulta. Entretanto, eles podem reincidir na fase adulta ou, ainda, serem diagnosticados de forma tardia.

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, cerca de 4% dos adultos possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem. Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e discalculia são alguns dos mais conhecidos e que podem atingir adultos, além de outros problemas de ordem psicológica como depressão e ansiedade.

O TDAH é caracterizado por desatenção e impulsividade, logo, a pessoa tem problemas para se concentrar em apenas uma atividade por muito tempo e acaba se distraindo facilmente com outras coisas ao seu redor. Já a dislexia está relacionada a dificuldade na escrita e leitura. Os pacientes acabam trocando a ordem das letras ou de sílabas enquanto escrevem, assim como possuem dificuldades de assimilar o que estão lendo, consequentemente, atrapalhando a interpretação de texto. Os sintomas podem se manifestar em diferentes graus e, antes de buscar ajuda médica, é importante observar se seguem um padrão por, pelo menos, 6 meses.

Para diagnosticar e tratar, em alguns casos, é necessário buscar uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e outros.

Compartilhe: