Sérgio Torres, desembargador e professor do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), agora é o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Durante uma solenidade realizada no último dia 8 de fevereiro, ele foi empossado juntamente com outros dois desembargadores: Nise Pedroso, agora presidente, e Fábio Farias, corregedor.
Ter um educador na mesa diretora do TRT6, para Sérgio, é de extrema importância por dois motivos especiais. O primeiro é justamente em relação à visão dele, um professor universitário, acerca da característica pedagógica presente na função social dos tribunais, no momento de “definir a interpretação da norma e dos fatos que devem ser observados pelo cidadão, a visão de um educador contribui decisivamente para o aperfeiçoamento dessa atividade de aprendizagem do jurisdicionado”, explica ele. O segundo motivo está relacionado à gestão dos juízes, servidores e, indiretamente, dos advogados e das partes, que a mesa diretora exerce diariamente. “A natural postura empática e solidária que marca todo professor será útil na abordagem e resolução dos problemas e dificuldades que inevitavelmente surgirão no dia-a-dia da administração do tribunal”, pontua.
Além disso, o vice-presidente destaca que essa posse será importante, também, dentro da sala de aula, onde ele buscará trazer novas experiências como o juízo de admissibilidade de recursos de revista para o TST, a coordenação dos Centros Judiciais para Soluções Consensuais – CEJUSCs e o processamento de precatórios judiciais envolvendo créditos trabalhistas devidos a servidores do Estado e dos municípios de Pernambuco. As discussões em sala de aula e visitas ao tribunal também serão possíveis, para que os alunos possam saber, ao vivo, como funcionam os julgamentos.