ESTUDE NA UNIT
MENU

Como se proteger de golpes nas redes sociais?

Atualmente, existem várias modalidades e é importante se proteger

às 11h51
Compartilhe:

Atualmente, as redes sociais fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Estar conectado virou um verdadeiro hábito que, apesar de trazer diversos benefícios como a rapidez para resolver problemas, fazer pagamentos e se comunicar, também abriu espaço para golpes e crimes cibernéticos. 

Através das redes sociais, os criminosos conseguem ter acesso à informações pessoais, dados bancários ou, até mesmo, conseguem hackear as próprias redes do usuário para aplicar golpes em amigos e parentes. Normalmente, através de links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas, os criminosos informam que as pessoas ganharam prêmios e, para ter acesso, é necessário clicar no link enviado. Nesse momento, o que acontece é o phishing: as pessoas são enganadas e fornecem seus dados confidenciais.

Além desse, outro golpe comum é a venda de produtos pelas redes sociais. Os hackers invadem as redes e anunciam, para amigos e familiares, produtos com preços muito abaixo do mercado e pagamento na hora. Assim, confiando que estão negociando com amigos, os pagamentos são efetuados e, somente depois, a rede é devolvida para o antigo dono – ou não. Uma modalidade de golpe, parecida com esta, é pedir dinheiro emprestado para alguma emergência para os contatos de quem teve o celular invadido por hackers.

Para evitar cair em situações assim, é importante tomar uma série de precauções como não clicar em links de procedência desconhecida ou que você não esteja esperando, sempre desconfiar de promoções ou cupons de desconto muito altos (confira se a URL é segura ou condiz, de fato, com a loja anunciante) e manter o antivírus atualizado. Além disso, proteger as redes sociais com senhas fortes e verificação de segurança em duas etapas (sempre que um novo dispositivo tentar logar na sua conta, além da senha, será solicitado um token enviado por email ou SMS) tornará seus perfis mais seguros, junto à isso, nunca informe suas senhas ou dados pessoais para pessoas que não sejam de confiança e, também, não empreste dinheiro através das redes, caso não tenha certeza de quem estará recebendo.

Compartilhe: