Geralmente, no último ano do ensino médio, os estudantes prestam vestibulares para ingressar na universidade. Neste momento, é necessário ter em mente qual o curso desejado e se preparar para as provas, porém, essa escolha de curso pode ser difícil para muitos jovens. Isso porque, sempre surgem dúvidas específicas sobre o trabalho, piso salarial, duração da graduação, especializações necessárias e outros. Nesse contexto, as feiras de profissões promovidas por universidades, escolas ou empresas, podem ser um excelente suporte para os estudantes.
A feira de profissões surge como uma oportunidade dos jovens terem o primeiro contato com as carreiras que eles pretendem seguir, tirar dúvidas, conversar com profissionais da área, conhecer o mercado, além de aprender sobre novas profissões. Podendo ser, inclusive, um fator decisivo para a escolha profissional dos estudantes.
Normalmente, essas feiras são realizadas uma vez por ano. É possível encontrar diversos stands e expositores com novidades da área, explicações sobre cada função, orientações profissionais e outros. É interessante que os estudantes que possuem dúvidas e anseios sobre a área escolhida ou, ainda, aqueles que já sabem qual curso vão seguir mas possuem curiosidade, visitem essas feiras de profissões.