ESTUDE NA UNIT
MENU

O que são disciplinas eletivas e como escolhê-las?

São importantes para enriquecer a experiência acadêmica

às 10h54
Compartilhe:

Durante a graduação, é necessário cumprir cargas horárias de disciplinas obrigatórias e eletivas. As primeiras, são aquelas listadas no perfil curricular do curso, sendo fundamentais para conseguir colar grau e exercer a profissão. Já as eletivas, apesar da obrigatoriedade de cumprir uma determinada carga horária, não estão listadas no perfil do curso e os alunos possuem livre escolha das disciplinas, de acordo com afinidade e interesse.

A partir das disciplinas eletivas, os estudantes conseguem enriquecer a experiência acadêmica e, ainda, aprofundar conhecimentos em áreas que já possuem uma certa afinidade e curiosidade. Elas, normalmente, são ofertadas no período de matrícula, assim, quando o estudante faz a matrícula nas disciplinas obrigatórias, pode conferir quais são as eletivas disponíveis e, caso queira, se matricular naquele momento, também.

No momento de escolha, lembre-se que elas irão complementar a sua grade curricular e precisarão ser cursadas integralmente, como qualquer outra disciplina. Opte por disciplinas em que você consegue ampliar seu repertório cultural, além de aprender sobre uma nova área da futura profissão. Além disso, observe aquelas relacionadas à área que você pretende seguir profissionalmente e que já se identifica ou, ainda, possui curiosidade. Não esqueça de tirar dúvidas com a coordenação ou professor responsável pela disciplina antes de escolher, afinal, a ementa pode ser parecida com a de outras disciplinas que você já tenha cursado.

Compartilhe: